26/07/2012

"Meus últimos dias de férias..." (sexta-feira)



Como ontem foi comemorado o Dia do Escritor, a dica de hoje veio bem a calhar. (expressão antiga). Vamos testar nossas ideias?

Nessa sexta-feira, que tal  escrever uma história?
Não precisa ser exatamente uma história, pode ser um poema, frases, contos, qualquer coisa, desde que você tenha que usar a sua criatividade.
De vez em quando vem uma ideia na nossa cabeça que desenvolveria um belo roteiro, e as vezes, nem percebemos.
Sei que muitos daqui tem dificuldades, ou até mesmo não gostam de escrever, ou porque não tem ideias. É, as vezes elas demoram para vir...
Vou colocar algumas dicas aqui para você, que quer colocar em prática, sua imaginação para que outras pessoas possam ler (se você quiser).


1º- Faça pelo computador. Ok, não é uma novidade assim de que se possa se orgulhar, mas muitas pessoas costumam escrever, a base da mão mesmo, suas histórias. Pelo computador fica mais fácil você deletar, acrescentar alguma outra coisa que veio na sua cabeça de última hora e também, porque é menos cansativo né?


2º- Tenha uma ideia base. Não precisa saber de cara o que vai acontecer na sua história, o desfecho, os personagens, os conflitos e etc. Relaxe que isso vai vir com o tempo. Até mesmo porque sempre pensamos em algo no início e depois temos outra ideia loucamente diferente da inicial. O que estou querendo dizer é: tenha uma base. Por exemplo, vou escrever uma história de uma menina que tinha medo de ser atacada por abóboras (de onde eu tirei isso?!) A história vai ter que se desenvolver em torno dessa base, entendeu?


3º- Escolha seu gênero. Você é mais do tipo que adora fazer um mistério e colocar coisas terroristas na sua história? Bom, creio então que seu gênero é suspense ou terror. Você é mais do estilo que adora uma história de amor e dê finais felizes? Então é romance. Ou você é mais aquele piadista que adora zuar todas as coisas? Então o seu é comédia. Isso vai te ajudar em qual ramo você se encaixa melhor. Se gosta mais de escrever as coisas sérias, ou sem seriedade nenhuma. Lembrando que você pode misturar os gêneros sim! (o que torna até mais legal ^^)




4º- Fuja dos clichês! A história vai ser de sua autoria, ou seja, tem que ser única e especial! Não fique copiando de outras histórias que isso se torna muito cansativo. Você pode até pegar alguma coisa ou outra, mas se pegar a "base" de algum, faça com que tudo seja diferente. O que vale é inovar!


5º- Salve tudo! Mesmo que você tenha escrito somente duas linhas. Salve! Aquelas podem ser as linhas que vão fazer a sua história se desenrolar, é sério. Terminou de escrever por hoje, salve! E não deixe apenas no computador, salve também em algum pen-drive. Vai que pifa seu pc de última hora?!


6º- Mostre para alguém. A não ser que você não queira que ela seja exposta. Mas é sempre bom você ouvir de outra pessoa do que ela achou do seu enredo. Peça opinião de aquele seu amigo ultra sincero ou até mesmo de um desconhecido, que fica até mais interessante. E não se abale com as críticas! Por isso peça opinião de sempre mais que uma pessoa.


Bom galera as dicas são essas! Lembrando que uma história leva tempo, então não se preocupe se você ficar meses e não conseguir finaliza-la. 
Quem sabe algum dia, a história fique famosa e possa se tornar um livro?! Ué, os escritores começam assim... XD



2 comentários:

  1. Oi Oi Amiga!
    Nossa estou acompanhando o ''meus últimos dias de ferias''
    e eu estou amando viu! Continue assim sempre&sempre!
    Beijos e estou seguindo viu!Se puder retribue flor?

    http://blogprincesadesencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. é triste pensar que as férias estão preste a acabar ;( Adorei seu blog ;)

    www.ejhonas.com {Seguindo para completar sua meta. Se puder seguir o meu o link está do lado *.*}

    ResponderExcluir